Wednesday, August 12, 2015

O novo PH ainda está na muda?

O início de um novo governo Paulo Hartung, na condução do presente e do futuro do estado do Espírito Santo, não apresenta o dinamismo e a liderança que em outras oportunidades ele demonstrou. Por mais que Paulo tente demonstrar um discurso inovador, uma nova versão PH, ele quase sempre tropeça na imagem que o projetou no mundo político e administrativo. Como se sua própria sombra fosse sempre um obstáculo a superar.Tentou o tema fiscal, o tema escola viva, o tema governo tecnológico e outros, mas nenhum emplacou de forma consistente no imaginário popular.

Assim, tem que recorrer aos temas antigos como a derrocagem da baía de vitória, o aeroporto, o porto central. Enfim, os grandes e desgastados projetos e temas macroeconomicos continuam em sua agenda midiatica. E a idéia do abraça o Paulo, o novo Paulo, parece ter o efeito contrário. A meu ver, esses temas são importantes para o Espírito Santo, mas há outros muito mais factíveis e de imenso interesse público que não estão recebendo o enfoque e a publicidade que tanto merecem. Por exemplo, o discurso de economia criativa fica vazio se a Escola de Musica continua relegada à segundo plano no orçamento estadual, se a educação artística não é intensificada nas escolas comuns, dos bairros, das periferias.

O discurso dos arranjos produtivos locais parece estar mais abandonado que aposentado grego, pois não se tem noticia de uma plano de investimentos, com orçamento definido, para um programa economico desse porte. A microfinanças e  as ideias europeias dos “creative labs” não têm lugar de destaque na postura governamental. Estamos em Agosto, quase Setembro. Está na hora de deixar o discurso de lado e colocar em prática o seu conteúdo. E o novo Paulo.


Desejo sucesso!      

No comments: