Thursday, January 29, 2015

Luciano Rezende


      Houve um tempo recente em que Luciano Rezende demonstrava certa admiração pelo que eu dizia em minhas entrevistas na televisão e mesmo nos artigos que habitualmente escrevo nos jornais locais.  Tanto que me convidou para uma palestra em um encontro do seu partido politico, onde o lendário Granja confessou-me que foi às lágrimas ao longo de minha fala. Tratei de forma iconográfica a luta pela democracia e por igualdades sociais. De outra vez,  recebi um convite para comparecer à Assembleia Legislativa e conversar sobre algumas questões internacionais com o Luciano.

     Porém, nas últimas eleições para a prefeitura de Vitória, posicionei-me ao lado de Luiz Paulo V. Lucas e assim me manifestei publicamente. Creio que isso não agradou, naturalmente, o Luciano, que veio a ganhar o embate eleitoral e nunca mais tivemos a oportunidade de interagir. Coisas da politica que não trazem mágoas nem inimizades, mas uma distância instintiva. Com toda certeza temos muito respeito um pelo outro e a admiração continua mútua.

     Tanto que faço questão, apesar de ser do PSDB e saber que ganhar Vitória é um nosso desafio, de elogiar sua gestão. Principalmente, por dar ênfase nos investimentos em economia criativa, economia do lazer e a economia contemplativa. Todas muito valorizadas em cidades que tem o mesmo perfil de nossa capital. Ênfase que tentei dar no município de Vila Velha, quando fui secretário de Desenvolvimento Econômico, mas não encontrei condições de viabilizá-la. Agora, Paulo Hartung demonstra reconhecer habilidades em Luciano ao solicitar que ele lidere a questão da gestão hídrica perante os demais municípios.


     A prefeitura de Vitória tem demonstrado equilíbrio em suas decisões, sem pirotecnias, vaidosismos ou atitudes policialescas de mero efeito midiático. Uma característica positiva de Luciano foi sua lealdade ao Casagrande nas eleições para o governo do estado, até o ultimo momento do embate. Agora, demonstra outra virtude ao aceitar os convites de Paulo Hartung, pois pensa na cidade que administra e não em suas convicções politicas pessoais.  Como soe acontecer em outras gestões atuais. A cidade de Vitória está em boas mãos. 

     Nós, do PSDB, lutaremos por ela nas próximas eleições, mas a parada será dura se Luciano continuar bem assim. É aí que reside a beleza da luta democrática. 

No comments: