Wednesday, December 10, 2014

As escolhas de PH


     Paulo Hartung deve estar vivendo dias de intensa estratégia técnica e politica para a composição de seu novo governo. Sabe que não pode errar, pois intencionalmente ou não, Haroldo, representando a equipe de transição, atuou como se fosse o próprio Clemenceau do Tratado de Paris. O título desse documento que selou o fim da primeira Grande Guerra é “Tratado de Paz”. Mas a contundência de Clemenceau, impregnada pelo ódio/rancor dos franceses pelas suas perdas, fez dele um instrumento para o inicio de uma nova guerra. A História dela é conhecida por todos. Uma tragédia que fez nascer uma nova potencia, os Estados Unidos da América. E a equipe de transição de Paulo certamente provocou fissuras indeléveis em um potencial confronto com Casagrande nas eleições de 2016.

     Aliás, Casagrande o venceu em Vila Velha, o maior colégio eleitoral do Espirito Santo, mesmo sendo o prefeito Rodney a criatura politica que Paulo consignou. Uma criatura que demonstrou ser politicamente fraca gerando inclusive uma insatisfação imensa com Theodorico Ferraço, refletida fortemente no jornal A tribuna de 10 de Dezembro de 2014, na sua competente editoria de politica. Para muitos políticos o lema de campanha “pode confiar” ficou maculado. Ao declarar-se o segundo prefeito da cidade de Vila Velha Paulo dá a entender que lutará pela cidade, mas o meio politico e social se pergunta se valerá a pena se envolver valentemente na campanha de reeleição de Rodney.  Um risco latente, pois Casagrande, Neucimar e Max Filho terão seus planos também. Então, assim como a América do Norte se tornou uma potencia, esse trio poderá se fortalecer mais ainda, especialmente depois da vitória de Casagrande em Vila Velha e das expressivas votações de Neucimar e Max Filho. E Luciano, com Claudio Vereza, também poderá se animar no pleito apoiando alguém.
     Guilherme Dias, Ricardo Oliveira, Neivaldo Bragatto, Paulo Rui, Haroldo e Anselmo Tose são pilares que Paulo dificilmente abrirá mão de ter nessa trincheira técnico-politica. Em menos de dois anos importantes eleições acontecerão e se Paulo escolher errado não terá tempo de consertar sua decisão para sua reeleição ou desejada sucessão. Tem falado em novos talentos, mas após o que ocorreu na equipe de transição sabe que não poderá correr muitos riscos, vide o município de Vila Velha, e assim essa sua estratégia pode sofrer alterações.

     Sem contar que Viana, que teve bom apoio de Casagrande, será mais uma força politica considerável, superando, talvez, Cariacica. Também que há município em situação financeira igual a de Vila Velha por ser socorrido, mas politicamente bem melhor. E em 2016 isso contará muito. O que é fraco hoje poderá ser forte em 2016. Boas escolhas, Paulo! 

No comments: