Thursday, August 21, 2014

Anões Diplomáticos


 
Nenhum homem é uma ilha. Assim escreveu John Donne (1572-1632) em seu marcante poema “No man is an island”. Tempos depois, Hemingway (1899-1961) referendaria Donne ao escrever que a resposta para a pergunta “por quem os sinos dobram?” seria “Eles dobram por ti”. A morte de qualquer pessoa me diminui, pois sou parte da Humanidade. Tanto tempo se passou, desde ambos, e nós, a Humanidade, ainda não aprendemos essa lição sublime. Em nome da disputa por territórios, recursos naturais, ideologias ou religiões procedemos como se ilhas fossemos. Nye em 2003, logo após a invasão do Iraque, Suzanne em 2004 e Anthony Blinken um pouco antes, apresentaram ao mundo os conceitos do Smart power, uma ferramenta inteligente para resolver conflitos. Um contraponto à Diplomacia Transformacional.

O smart power tem por fundamento o soft power, a capacidade de convencimento e adesão a um propósito comum em termos geopolíticos, prestigiando a diplomacia e não a imediata ação bélica. Clinton suscitou a ideia e Obama parece querer adotá-la, mas seus caminhos são sinuosos e longos. E o tempo, nesse caso, é implacável: ceifa vidas inocentes quando os governantes se veem como gestores de ilhas e não como artífices do futuro da Humanidade e insistem na decisão bélica, na lei do mais forte. Do vencedor, do vitorioso que, mesmo assim sendo, passa a vida gastando com armas e soldados para se defender de um novo conflito. Morrendo e matando. E vivendo sem razões, diria Vandré.

Ver o que acontece na Faixa de Gaza, em pleno 2014 é lamentável, é inaceitável. Não é apenas o Brasil um anão diplomático, mas todos aqueles que têm o poder de decidir pela parcela de Humanidade que representam. Há cem anos o mundo conheceu uma de suas maiores atrocidades, qual seja a Primeira Guerra Mundial, que, ao final, eliminou os impérios e instituiu as Repúblicas. Vinte anos depois já repetia seus erros, com o advento da Segunda Guerra, que ao final, praticamente instituiu a Guerra Fria. Duas potencias no comando da Humanidade. Duas ilhas enormes e poderosas, como se não fossem de um único continente, o Humano. Apenas, de seus continentes geográficos.

Hoje, com os conflitos mutilantes no Iraque, Líbano, Faixa de Gaza, Síria e Israel percebe-se que há uma ausência de comando legítimo. A Liga das Nações após a Primeira Guerra e a ONU após a Segunda são tentativas frustradas de tentar organizar ilhas, feudos, e não o continente humano como um todo. A História nos mostra que somos todos anões. Nada contra os anões em si, mas estes a que me refiro são míopes e não usam óculos de grau. Sem colírio, usam apenas óculos escuros, diria Raul. O Seixas.

 

No comments: