Tuesday, September 09, 2014

Colcha de Retalhos




A Europa, ao longo dos anos, organizou-se como se fosse uma artesã ao costurar uma colorida colcha de retalhos. Juntando pedaços independentes e amorfos, com tamanhos irregulares e cores variadas. Porem, mesmo juntando esses retalhos, via conquistas territoriais, e aglutinando-os em diversas formas de sociedade como feudos, reinos, ducados e principados, eles mantinham vida e voz ativas. Além disso, a ambição de avançar sobre outros retalhos, ampliando sua área têxtil. As cidades precisavam fortificar-se e erguer torres de vigia para tentar saber qual seria a próxima ameaça de invasão. Lucca, na Itália, é uma delas e até hoje expõe essa característica com uma impressionante muralha que a circunda. E na Toscana, as torres de San Gimignano, por exemplo, ainda vigiam o horizonte daquela linda região.


Com o tempo vieram os Impérios e as Repúblicas. O relacionamento sociedade-estado mudou, mas não há dúvida que questões ancestrais em sua grande maioria transformaram-se em uma tapeçaria bordada com tecidos que o tempo se incumbiu de descolorir. Nas décadas recentes, inúmeros tratados foram escritos, guerras foram formalmente concluídas, limites geográficos foram estabelecidos e restabelecidos. Modelos econômicos sucederam-se e uma tentativa de juntar forças econômico-sociais transformou parte da geografia europeia em uma União, com interesses comuns. Inimigos históricos, culturas dilaceradas e ideologias com mais de meio século de idade passaram a encenar uma peça ionesca no teatro dos blocos econômicos. Com todos os atores trabalhando em um único enredo.


Há povos em que a tradição é representada pelo ato de uma mãe reunir retalhos, pedaços da trajetória de vida de suas filhas e netas, costura-las em uma colcha e presenteá-las. Assim surgiu a União Europeia, um presente da geração de uma Europa dividida para uma geração de integração e harmonia. Dos Alpes austríacos às gondolas de Veneza; dos lagos suíços às praias de Barcelona; de Vermeer à Michelangelo, de Shakespeare à Voltaire. Sempre, com liberdade de transito pessoal. E isso fez surgir, por mais paradoxal que possa parecer, uma vontade de independência.
A Escócia busca sua independência do Reino Unido, com consultas populares e arcabouços legais. O mesmo acontece com a Catalunha, cuja expressão maior, Barcelona, se prepara há tempos para essa independência e tudo indica que ela está muito próxima. A recente fragilização da monarquia espanhola pode acelerar esse processo constitucional. Até uma língua própria, o catalão, já tem uso na dinâmica cotidiana. Que a paz os ilumine e os guie.

No comments: