Monday, October 15, 2012

Rodney com professores de VV.

Fui convidado e assim compareci ao encontro entre o candidato Rodney e os professores da Vila Velha, majoritariamente os da rede pública de ensino. Quando cheguei o evento já havia começado, mas pude ouvir algumas perguntas e respostas interessantes.


Logo de início surgiu a questão da nomeação de diretores. Percebe-se que há uma forte insatisfação com o critério atual que se realiza, segundo a percepção dos presentes, de forma política e inadequada. A insatisfação é elevada. A ponderação era que o diretor fosse eleito. Rodney, nesse tema, deixou claro que ele não fará indicações meramente políticas, emanadas de vereadores ou outros políticos, e que sua intenção é nomear pessoas com competência técnica. E, usando uma franqueza pouco comum aos políticos, admitiu ser necessário analisar os prós e os contras de eleições para o cargo. Percebi que ele tende a aliar qualificações com escolhas eletivas. Foi franco e direto.

Um momento delicado foi quando uma professora bastante tradicional no meio educacional público ponderou que Paulo Hartung não foi um bom governador na questão educacional e que, inclusive, acabou com a eleição para o cargo de diretores. E aproveitou para indagar se Rodney indicaria, por exemplo, Ana Maria Marreco para o cargo municipal, já que esta havia sido secretária no governo de Paulo. Rodney não fugiu ao questionamento e respondeu elogiando a administração de Paulo Hartung, mas que não havia nada definido ainda em relação a cargos. Não há escolhidos ainda. Até porque ainda é um candidato apenas, não o prefeito da cidade. Elogiou a forma de atuar de Paulo quando foi seu “Chefe” no Governo do Estado.

Uma fala importante foi quando Rodney mencionou que apoiaria Max Filho se este houvesse passado para o segundo turno. Qualificou-o como honesto e competente, apesar de divergir em algumas formas de gerenciar o município.

Um momento exaltado foi quando ao ser questionado sobre uso indevido de recursos públicos na atual administração ele respondeu que já havia algemado Jader Barbalho e “explodido” Sarney. É de lutar contra a corrupção. Inclusive, ponderou que o mau uso dos recursos públicos pode deixar um substancial passivo para a próxima administração do município.

Quando foi colocado que o referencial dos professores é o sindicato da categoria e não secretários de gestões passadas, Rodney lembrou que já foi sindicalista e que já lidou com greves e insatisfações. E que esse deve ser um desafio na administração pública, ter habilidade para ouvir e mostrar o que é efetivamente possível de fazer.

A escolha do local de encontro foi simbólica. Um reduto tradicional dos Max, o Dispensário da Prainha. E a grande maioria dos presentes foi eleitor de Max Filho, como se pode perceber.

Creio que Rodney se saiu muito bem. E mostrou que é direto, objetivo e sem meias palavras. Traço metas e se a pessoa não cumprir demito por incompetência, disse ele.

Pelo que percebi, parece que as pessoas estão querendo alguém assim. E ficou de acontecer outra reunião. Vamos ver os próximos passos. Mas o início lhe foi favorável.





1 comment:

Kamila said...

Bom artigo!
Kamila