Monday, October 15, 2012

Max neutro?

Compareci ao encontro de Max Filho com seus tradicionais eleitores e amigos na Prainha, Vila Velha. Nunca posso ir, mas hoje foi possível. E lá estavam muitas pessoas, a grande maioria, senão todos, ansiosos por ouvir uma definição de Max Filho sobre seu apoio no segundo turno. Muita gente, inclusive pessoas que o acompanham há muitos anos, ostentava o escudo 25 em suas blusas e camisas. Parece que já tinham decidido a quem apoiar, mas gostariam de contar com Max também.


Então, ele iniciou a reunião relatando aos presentes como foi a semana após o resultado das eleições. Falou do encontro com Magno Malta, que lhe pediu apoio para Neucimar; falou do encontro com Rodney e também da conversa que teve com Renato Casagrande. Do encontro com Rodney disse que saiu rouco de tanto ouvir. E era isso que ele também queria fazer ali. Fizeram uma fila e várias pessoas se pronunciaram. Claro, quase todos ponderando que ele deveria apoiar Rodney. Inclusive seus seguidores antigos como Sirlene Juffo e, principalmente, Dilton Lyrio que fez um discurso empolgado dizendo que um líder não abandona seus comandados, um general não abandona suas tropas e que Max Filho deveria seguir junto com seus seguidores que já se identificavam com Rodney. Um discurso muito aplaudido.

Isso, depois da fala de Max Mauro, que afirmou que todos teriam a liberdade de escolher seu candidato, mas que ele nunca votaria em Rodney, nem em Neucimar. Em Neucimar, lembrou ele, vocês já sabem por quê. Em Rodney, eu vou dizer hoje pela primeira vez. Fez-se um suspense. Disse ele: porque Rodney escreveu um livro em que me chama de corrupto! Não voto nesse homem! E vocês não podem exigir que meu filho tome uma decisão em favor de um dos dois. A fala de Dilton Lyrio, seu amigo de longa data, deixou o seu semblante com tons marrons, triste, quase desapontado. Mas Dilton foi aplaudido.

Depois que várias pessoas se pronunciaram chegou a hora de Max Filho. Em resumo, o que posso dizer é que ele tem uma forte tendência de ficar neutro e liberar seus “companheiros”. Deixou claro que aposta muitas fichas na força de Renato Casagrande ao final dessas eleições. E que Paulo Hartung estaria perdendo forças. Para muitos deixou claro que vai se candidatar a deputado estadual nas próximas eleições. E lembrou que o Dilton, em seu discurso, havia sugerido que ele conversasse com Paulo Hartung. Disse, então, que isso era possível sim. Mas pareceu dar pouca importância ao fato.

Concluindo, muita gente sua que vai votar em Rodney ficou frustrada por sua indefinição – ele disse que vai amadurecer a decisão – e talvez todos cuidem de si próprios. Esse é o jeito Max de decidir. Ou de não decidir.

No comments: