Sunday, October 14, 2012

A opção Rodney.




Tac Sharp by Dean WhitehurstEu não tenho o menor relacionamento com Rodney. Mal nos conhecemos e se já trocamos algumas palavras foi muito. Algumas em debates de candidatos à prefeitura de Vila Velha. Outras em passeata pelo calçadão da Praia da Costa, quando o ex-governador Paulo Hartung me apresentou a ele. Na verdade, fomos adversários, pois no primeiro turno apoiei Max Filho, colaborando na organização de suas premissas de plano de governo. Entretanto, conheço bastante muitos de seu colaboradores. Pessoas competentes e competitivas.


Findo o primeiro turno, chegou o momento de decidir quem apoiar, em quem votar. As pessoas que se dizem apolíticas, que não participam da política, no fundo mentem para si próprias. Todos somos políticos e temos que cuidar do futuro de nossas cidades. A sua negação já é um ato político. Assim, as opções são Neucimar Fraga e o próprio Rodney. Com Neucimar Fraga eu também não tenho relacionamento algum. Meras palavras de cordialidade foram trocadas. Não tenho nada contra sua pessoa, mas tenho restrições ao seu modelo de gestão da cidade. Não aprovo. Por exclusão isso me levaria ao apoio a Rodney, porque a neutralidade não me apetece. Mas há outras observações.

Rodney teve uma conduta exemplar durante a campanha. Não fez provocações chulas, não entrou em armadilhas contextuais e soube neutralizar suas deficiências de oratória com a objetividade independente de uma verborragia numérica. Despersonificou sua candidatura atrelando-a a importância da gestão municipal. Da qualificação técnica e política de seus gestores. Escolheu um bom posicionamento de marketing e não se desviou dele apesar das cascas de banana jogadas em seu caminhar.

Rodney não teve o menor constrangimento, mas orgulho, de dizer que tem por mentor o Paulo Hartung, apesar do bombardeio recente que lhe foi imposto. Neucimar praticamente ocultou o apoio de Magno Malta. Ou não o enfatizou. Política sempre tem uma forte dose de referencia e Rodney usou bem isso. Não escondeu seus aliados.

Rodney não fez promessas ilusórias e seu slogan “pode confiar” ficou assim coerente. O que as pessoas mais anseiam no momento é confiar em seus candidatos.

Sua equipe, há anos trabalhando com Paulo Hartung, tem uma rede de contatos – um networking – de forte representatividade e com isso Vila Velha poderá alavancar suas potencialidades. Especialmente na área de turismo.

Rodney pode não ser o ótimo, mas o ótimo muitas vezes é inimigo do bom. Melhor começar pelo bom e confiar que se torne ótimo.

Muitas vezes o futuro não se prevê, mas se inventa.

No comments: