Monday, August 20, 2012

Blitzkrieg política em Vila Velha

Tradicional coluna de política de um jornal local, neste domingo passado, destacou a questão de duas candidaturas para a prefeitura de Vila Velha. Enfatiza a questão da candidatura de Rodney Miranda como uma estratégia de dominação e poder coordenada pelo ex-governador Paulo Hartung. Notoriamente, um competitivo jogador do xadrez político local. A leitura do artigo permite concluir que Paulo não gostaria da vitória de Neucimar Fraga, pois isso fortaleceria a presença de Magno Malta no imaginário político estadual, credenciando-o ao Governo do Estado.

Pela inexequibilidade imediata de uma aliança explícita com Max Filho ele teria ensejado a candidatura de Rodney, um “estrangeiro” na tradicional política canela-verde. Que não tem raízes locais. E Paulo aportou sua brigada ligeira com assessores que têm a sua marca pessoal. Outros contratou no mercado. A idéia é uma Blitzkrieg. Um ataque rápido com todas as forças disponíveis.

De outro lado, permite entender a leitura do artigo, há Neucimar Fraga. Este teria em sua reeleição a construção de mais um degrau em direção ao Anchieta, pavimentando o caminhar de Magno e da força evangélica. Portanto, estaria articulado ao jogo político de Magno Malta, ainda que não de forma tão explicita como Rodney. De todo modo, fica evidente sua forte ligação a um presumível adversário do grupo hartunguiano. Realmente, uma vitória de Neucimar dissolveria os castelos de areia de muitos políticos locais. Então, assim como Paulo apóia Rodney, Magno não se furta a apoiar Neucimar já que Vila Velha é o chantili a ser colocado no morango. O município virou um campo de batalha? E tudo indica que ele não é efetivamente o que os competidores buscam cuidar. Querem cuidar do futuro político próprio, pode-se entender.

Assim, sobram dois candidatos isentos e independentes de caciques políticos: Max Filho e Babá. O slogan de Max traduz bem seus objetivos e seu compromisso. Diz assim: "Compromisso com Vila Velha". Seguindo o mesmo princípio os outros dois candidatos deveriam escrever: “Compromisso com Paulo Hartung” e “Compromisso com Magno Malta”. Nada contra esses compromissos, que a democracia legitima, mas que o mais importante é o compromisso com o município isso não se pode negar. E Max Filho e Babá parecem mostrar isso.

No comments: