Saturday, August 18, 2012

Por que Luiz Paulo?

Em um fim de tarde desses estava conversando com um amigo e falei que votaria em Luiz Paulo para prefeito de Vitória. Ele me perguntou: Por quê? E eu lhe disse.

Porque Luiz Paulo é sinônimo de planejamento. Com ele inauguramos uma Secretaria de Ações Estratégicas e Planejamento no Governo do Estado, quando o improviso era predominante e o planejamento era feito em Brasília, predominantemente. Vitória precisa de alguém que tenha essa postura estratégica.

Porque Luiz Paulo é sinônimo de música e a cidade precisa de alegria, de apoiar seus talentos, sua arte de forma geral. Foi ele quem mudou a data do carnaval, alavancando sua presença na mídia local e nacional. Luiz Paulo é sambista, mas também toca Cat Stevens e Raul Seixas. Além disso, é compositor.

Porque Luiz Paulo se valoriza. Certas pessoas até confundem essa sua característica como um pouco arrogante. Na verdade, isso é autoestima, orgulho de si próprio, do que representa, do que é, e melhor ainda, do que pretende ser. Se ele é melhor em algo ele se diz melhor. Se não o é, tem a humildade de aprender, de buscar o conhecimento, de não saber. Vitória precisa ser assim. Ter autoestima e valorizar-se. Inserir-se no cenário nacional pelas suas virtudes, sem medo de ser vista como vaidosa. Representar seus cidadãos com orgulho de suas qualidades.

Porque Luiz Paulo é sinônimo de qualidade. Foi um pioneiro na divulgação da qualidade no setor público capixaba e nacional. Está na origem do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade. De lá para cá especializou-se mais ainda. É autor do livro Qualicidades. Vitória precisa disso. De evitar o desperdício e o retrabalho. De ser uma cidade verde e sustentável.

Porque Luiz Paulo é sinônimo de inteligência. Eu o conheço desde os tempos do Colégio Marista. Sempre questionador, propositivo, criativo, inteligente. É muito conceituado por essa sua virtude no cenário nacional, inclusive. Quando representou o Brasil no exterior, várias vezes deixou a marca de sua inteligência. Vitória precisa disso. De achar novas soluções, de potencializar seus esforços e desenvolver a inteligência educacional. Como o Projeto Terra, por exemplo.

Porque Luiz Paulo é honesto. Trabalhei muito próximo a ele um bom tempo. Sou testemunha de sua integridade. Conheço sua família e sou admirador de seu pai, Laércio. Um ícone cultural, para mim. Vitória precisa de transparência, de profissionalismo em sua gestão, sem apadrinhamentos inexplicáveis e injustificáveis. Vitória precisa de lisura.

Porque Luiz Paulo é esportista. Futebol e tênis, pelo que sei, são seus favoritos. Mas gosta muito de todo bom esporte. Vitória precisa disso. De valorização do esporte, marinas, quadras, campos e ginásios esportivos para a formação de nossos talentos. Já fomos campeões juntos. E porque Vitória precisa ser campeã.

E meu amigo disse, então, "Votarei nele". "Boa escolha", disse eu.




No comments: