Monday, May 14, 2012

Sinergia política entre Vitoria e Vila Velha


Imagine um político contestador, polemizador e afastado de qualquer mandato político há mais de 20 anos. Opositor e crítico voraz de um dos maiores ícones políticos capixabas dos últimos tempos, Paulo Hartung. Mesmo assim, com uma densidade eleitoral elevada e substantiva. Esse é Max Freitas Mauro, o pai. Não se pode precisar bem o que o faz ser assim, mas ele atualmente é suplente na Assembléia Legislativa e na penúltima eleição teve uma enxurrada de votos para Governador do Estado, perdendo na reta final, encalhado pela ausência de recursos financeiros e materiais. Assim é Max Mauro. Eu me lembrei desses fatos hoje quando pensei nas próximas eleições de Vila Velha, para prefeito. Ele estará mais uma vez ao lado de seu filho, Max Filho.

Percebo que ele ainda é um forte cabo eleitoral, o que faz com que o filho tenha duas fontes de suprimento eleitoral. Ele próprio, o filho, tem muitos votos, haja vista a última eleição para a Câmara Federal. Perdeu por falta de legenda. Somados ao apoio do pai então, fica mais forte ainda politicamente. E creio haver algo interessante. Quem vota em Max Mauro, o pai, predominantemente vota também em seu filho homônimo Max. É uma transferência natural de votos de “cabresto” como se diz no interior. Mas, quem vota em Max Filho, não predominantemente vota em seu pai. Max Filho é mais jovem, é membro de igreja e gosta de esportes como o surf. Assim, é mais impressionante ainda o desempenho de Max pai, pois a predominância dos votos dele é devida a ele próprio. Isso significa dizer que terá um papel importante nas próximas eleições para prefeito de Vila Velha.

Max Mauro, o pai, com os votos de sua própria identidade tradicional e Max Filho com os votos de sua própria identidade contemporânea, se aliadas à percepção de modernidade e capacidade de gestão inovadora com Luiz Paulo apoiando-os, certamente farão dessa associação uma campanha muito competitiva e com muita chance de ser vitoriosa. Mais ainda, os dois apoiando Luiz Paulo na campanha de Vitória e este sendo vitorioso, haveria uma proposta sinérgica de governança, com Vila Velha e Vitória atuando em uma gestão integrada, apesar de independente. Mobilidade urbana, drenagem e planejamento urbano poderão ser eixos estratégicos que seriam beneficiados pela soma de forças e potencialidades de ambos os municípios.  Duas cidades com a mesma idade, memórias e tradições. A união faz a força. Vitória e Vila Velha continuarão se unindo fisicamente apenas por suas pontes, mas as gestões de seus representantes máximos poderiam unir-se por um modelo integrado de gestão pública estratégica. Com sinergia política.

No comments: