Tuesday, March 20, 2012

Eleições em Vila Velha. Uma pesquisa.


     A pesquisa divulgada com informações com as percepções dos eleitores de Vila Velha sobre os candidatos à prefeitura mostra algumas situações interessantes. É possível entender que Max Filho, mesmo tendo sido fortemente atacado pelo atual prefeito em seu início de mandato, como se ele fosse um retrógrado, um isolacionista e inimigo dos empresários, é ainda muito bem visto por seus habitantes. Na verdade, Neucimar conseguiu destacar as qualidades de Max Filho por fazer muito pouco do que prometeu e ao evidenciar que os três pressupostos alardeados eram falsos. Neucimar já apela até para ordens de serviço com bandas, foguetórios e festas. Com Max o município avançou de forma sustentável (a qualquer custo – novo PDM, por exemplo, é bem mais fácil), não fez alianças espúrias e prejudiciais à gestão pública e viabilizou projetos empresariais sob a luz da legislação vigente, seja o PDU ou o PDM. O que se observa de rejeição a Max, em meu entender, tem a ver com a sua conhecida rixa com Paulo Hartung ao longo de seu segundo mandato, principalmente. Essa rejeição não é majoritariamente em relação ao seu desempenho como prefeito. Já a de Neucimar, muito alta, parece que sim.

     Um dado importante é a menção a Rodney. Ele começa com um bom percentual, ajudado, é claro, pelo imaginário popular de sua ligação a Paulo Hartung. Aquela mesma rejeição a Max Filho pode ser o berço da aprovação de Rodney. Esse mesmo imaginário não liga sua experiência como gestor – no caso a segurança pública – às exigências de um executivo municipal. Sua atuação, apesar de todo o seu esforço e apoio do Governo, não foi referencial. Haja vista a caótica situação da segurança pública no Estado. Mesmo assim, a figura de um paladino é muito oportuna em momentos como esse. A História nos mostra isso.

Hércules poderá ser o fiel da balança. Conquistar seu apoio pode ser algo decisório. Em minha percepção, apesar de muito bom de voto, Hércules não criou uma imagem de gestor, de executivo. Em suas campanhas optou por comportamentos por vezes caricatos demais, exagerados demais, tornando-o mais um candidato engraçado e gentil que um potencial gestor de uma cidade complexa como Vila Velha.

Sem o apoio de Paulo, Ferraço (era um entusiasta até com nomeações de secretários) e Casagrande, Neucimar dependerá de Magno Malta. O qual, no momento, não tem uma de suas melhores imagens no município capixaba.

Babá luta muito, mas o PT não se consolida e ele próprio talvez esteja apenas adquirindo musculatura para a Assembleia. Assim como, talvez, restará a Neucimar malhar nas academias que o levem ao cenário federal, outra vez.

Se Paulo Hartung oferecer como moeda de troca a Luiz Paulo a neutralidade em Vila Velha e Casagrande, via PSB como vice, apoiar Max Filho, os dados dessa pesquisa se confirmarão, com Max e Rodney, apoiado por Hércules, no segundo turno. Um bom duelo.

   

1 comment:

Juca Magalhães said...

O atual prefeito de Vila Velha não deve estar querendo se reeleger não. Implantar cobrança de estacionamento - atitude mega-antipática e polêmica - há poucos meses da eleição... Só doido mesmo. A gota d'água será o fim das sacolas nos supermercados, não tem nada a ver, mas foi anunciada pra junho próximo, é só esperar pra ver. No final das contas a população sempre culpa a municipalidade...