Thursday, October 06, 2011

Max Filho, Newton e o PSDB


Quando estudei engenharia, na UFES, era fascinado pela capacidade de formulação de Isaac Newton e sua contribuição ao conhecimento humano sobre a Física. E temos que agradecer a Halley por convencê-lo a publicar suas idéias e estudos. Lembrei de Newton ao saber da potencial filiação de Max Filho ao PSDB em Vila Velha. Se mantiver-se como está, no partido que está, Max poderá ser vítima da primeira lei de Newton, a lei da inércia. Nela Newton diz que um corpo em repouso tende a estar em repouso e um corpo em movimento tende a estar em movimento se não houver uma força resultante diferente de zero. Se uma nova direção do PTB, seu partido atual, resolvesee fazer uma curva brusca, ele sairia do carro pela tendência de continuar no mesmo movimento retilíneo em que o carro estava. Por isso, quando fazemos uma curva para a direita com um carro, nosso corpo é jogado para a esquerda. Se o carro parar repentinamente, ele pode ser projetado para frente saindo do veículo. Para isso existem os cintos de segurança.

     Em sua segunda e famosa lei, F=m.a, Newton diz que a mesma força em corpos diferentes produz acelerações diferentes. A mesma força de Max Filho em corpos diferentes (O PTB e o PSDB) pode gerar mais aceleração no segundo por ser mais consistente e abrangente politicamente falando. É o partido do FHC, do Serra, do Luiz Paulo, do Colnago, teve o Paulo Hartung - que até hoje é assim lembrado - e se caracteriza pelas formulações econômicas mais inovadoras das últimas décadas e pelo avanço econômico dos últimos anos. Essa aliança pode ser uma boa experiência para ambos, Max e o PSDB.

     A terceira lei é que pode complicar tudo. Max precisa rever certas posturas e comportamentos antes de decidir, para decidir bem. A lei da ação e da reação. Forças atuam em pares. Para toda ação há uma reação. Políticos vão reagir, como foi no caso do PSB, partidos vão reagir, o que é algo natural. Mas, é importante que Max não provoque mais reações ainda ao atacar pessoas em si. Personalizar uma crítica de forma excessiva. É senso comum que ele assim fez com Paulo Hartung, ainda que ele possa negar isso. Fazer o mesmo com Neucimar seria um erro estratégico eu creio. Quem bate de forma personalizada, precisa estar preparado, pois apanha de forma personalizada também e cria percepção negativa. O mais recomendável é uma postura republicana, propositiva, aglutinadora e inspiradora. É preciso criar idéias inteligentes para a cidade, incluir a participação de pessoas com competência e formular o conhecimento necessário. O PSDB parece ser um bom lugar para tal. Poderia ser um Halley canela verde.

No comments: