Monday, November 09, 2009

Caetanear



O brasileiro precisa aprender a caetanear mais. Aprender a ser mais verdadeiro e claro, sem ser desrespeitoso ou sarcástico. Dizer, com naturalidade, como as coisas e as pessoas verdadeiramente são, sem que isso signifique dizer que sejam inferiores ou menos importantes. Apenas são o que são, como são. Nossa sociedade anda muito hipócrita e dela, a hipocrisia, faz uma escada para ascender socialmente e incluir-se nas benesses do poder constituído, seja ele público ou privado. Alguns são bajuladores, outros, mais ambiciosos, são sabujos mesmo. Quando o músico baiano se referiu ao presidente Lula como analfabeto – e, para o cargo que ele ocupa, efetivamente é – logo moralistas vitorianos art-deco e acadêmicos de internet voltaram seus canhões verbais contra a franqueza de um cidadão brasileiro. Que não gosta de ser hipócrita.
E, conscientemente, podem até usar esse argumento para fazer do presidente uma vítima da “elite” brasileira. Recentemente, eu fazia uma palestra para umas 50 pessoas e falava sobre inteligências e dons quando comentei sobre a oratória do nosso presidente, apesar de não ter curso superior. Logo uma senhora bem humilde disse toda orgulhosa: “o Lula agora é Economista. Terminou a faculdade este mês”. Eu parei, fiquei atônito, mas não quis expor a simplicidade daquela pessoa apesar da turma já ensaiar algumas risadas. No imaginário popular Lula já é economista, pois empresta para o FMI; engenheiro, pois vai transpor um rio imenso e administrador, pois sabe o que a Vale deve fazer. Quando pessoas bem humildes ou com pouca escolaridade têm essa percepção e até aceitável. Mas em pessoas com escolaridade regular isso é hipocrisia. Isso é criar uma falácia.
Agora, o presidente disse que é preciso aumentar o salário de policiais para que eles não aceitem propina. Ou seja, sejam desonestos. Como se honestidade ou ética pudesse ser comprada. Mais uma frase lamentável. Segundo sua tese, todos aqueles que ganham pouco tendem a ser ladrões, desonestos ou aéticos. Será que o presidente observou isso no próprio meio em que nasceu? Não acredito. E as autoridades públicas e empresários com altos salários que estão envolvidos com corrupção deslavada? Segundo ele, amanhã devo olhar para minha empregada e antes de deixar minha casa e meus bens em suas mãos ao sair para trabalhar, vou lhe oferecer um aumento. Posso dizer com certeza que não há a menor necessidade disso. Nem com o porteiro do meu prédio, nem com o baiano que me vende refrigerante na praia. Ética, honestidade e integridade não têm nada a ver com dinheiro. Mas sim, com caráter, com formação familiar, e com justiça exemplar e atuante. Para o mundo acadêmico atual, é possível dizer que Lula é analfabeto e Obama, doutor. Este, não por ser autoridade ou advogado, como no Brasil. Mas, por ter doutorado. Lula não estudou porque não quis. Oportunidade teve. E isso não o diminui em nada. Várias de suas qualidades nos dão orgulho.
Sentir-se atingido por uma franqueza é pior do que não ter escolaridade. É algo que acontece quando se repete erros. É não caetanear!

2 comments:

Gisele said...

Seus textos sao OTIMOS!!!

Antonio Marcus said...

obrigado e um grande bna!