Wednesday, August 19, 2009

Reorganização Curricular




Os jornais locais divulgaram uma importante iniciativa do governo do estado. A Secretaria de Educação reorganizará currículos de cursos superiores em nosso estado, tanto em instituições públicas quanto privadas. Responsáveis pela formação de professores do ensino fundamental, médio, profissionalizante e infantil, esses cursos podem ser aperfeiçoados no sentido de proporcionar melhor qualificação na preparação para a licenciatura. Competente e estratégico, o secretário Haroldo Corrêa percebe a necessidade dessa mudança e articula atores que possam contribuir para superar esse novo desafio. Não apenas porque ele assim percebe o problema, mas em razão dos resultados do relatório de pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas. Ou seja, não é um mero achismo ou interpretação própria. Trata-se de uma análise metodológica.

A taxa de leitura, por exemplo, é vergonhosa. De que modo professores que não lêem poderão ensinar aqueles que buscam o saber. O conhecimento e o aprendizado vêm das leituras. Aprender apenas fazendo remonta às priscas eras da humanidade. O conhecimento tácito vem sendo aprisionado pelo conhecimento intelectual há muitas décadas. O aprendizado por osmose ou muita transpiração pode e deve ser superado pela ciência devidamente registrada e disponível em livros e periódicos de qualidade. O Brasil, como outros países, iludiu-se com a intensificação do ensino e a valorização das técnicas em detrimento das ciências. As pessoas querem aplicar imediatamente o que aprendem. Todo o conteúdo programático que vai alem disso passou a ser considerado supérfluo desnecessário. Física, química, matemática, biologia e outros vértices do conhecimento acadêmico foram para o limbo. Hoje pagamos um elevado preço por essa situação: o atraso tecnológico e científico. E o que é pior, a degradação moral.

Enfim, um promissor passo em direção ao caminho certo. Ações de entidades públicas como essa e de entidades civis como a biblioteca Transcol nos dão orgulho e esperança. Como Vital Brasil nos deu muitos anos atrás.

No comments: