Wednesday, July 15, 2015

Geopolítica Grega

     A Grécia, continua sua luta. Boa parte do povo grego foi às ruas hoje para protestar contra as exigencias da proposta de acordo trazida ao parlamento pelo Premier Grego. Claro que há um interesse geopolítico favorável a Putin e sua intenção de domínio dos Balcãs, como fez a União Soviética após a segunda guerra, por trás das manifestações populares. 

A Europa sabe disso e faz ameaças, mas com cautela, pois a saída da Grécia da zona do Euro é muito pior para os europeus do que para os gregos. Qualquer taxista de Lisboa já diz que seria melhor Portugal abandonar o Euro. Na Croácia, os comerciantes pedem que voce troque euros pela moeda nacional para que aceitem o pagamento. 

Outro fator importante, que explica um pouco o comportamento dos gregos é essa imposição de submissão aos bancos europeus e à Alemanha, que tempos atrás, também dominou a Grécia subtraindo algumas de suas riquezas historicas. Uma dívida até hoje não paga. No fundo a Europa parece agir como uma grande agiota. 

Chega-se ao ponto, pela força do dinheiro, de se fazer sugestões para que ilhas e monumentos históricos sejam passados à gestão da troika européia. Um absurdo. Reaja, povo grego!

No comments: