Thursday, May 14, 2015

Parabéns, Sindiex!


    O desafio das organizações empresariais, em razão da atual conjuntura nacional,  tem sido a sua internacionalização. O que difere este discurso de tantos outros em décadas passadas é que agora se faz de suma importancia não apenas a internacionalização de produtos e serviços, mas de pessoas, de estratégias e ferramentas gerenciais. Um processo “cross-cultural” que enriquece a forma de atuação de uma empresa ou instituição pública, tornando-a mais competitiva. O presidente norte-americano John Kennedy preconizou, certa vez, que a relação pessoa-pessoa é mais genuína e produtiva que a relação governo-governo em inúmeras situações. A força da união de pessoas em torno de um objetivo comum seria maior que a força de governos se unindo em torno de objetivos comuns. 

     É por meio dessa relação pessoal que se solidificam princípios, valores e estratégias organizacionais. Tradicionalmente, os intercambios são vistos, de modo geral, como a vivencia de um jovem, menor de dezoito anos de idade, em casa de família de um país estrangeiro. Esse conceito evoluiu para oferecer essa experiência a pessoas de todas as idades, ainda que essa demanda, em relação à primeira, seja incipiente. Atualmente, e em direção ao futuro, os intercambios devem ter a proposição de vivencia de funcionários e de gestores de empresas locais em empresas no exterior, de modo que tenham a perceção da cultura social e  empresarial daquele país. Fiz essa proposta, há tres ou quatro anos, para a Arcelor Mittal e o seu aceite permitiu que cinco alunos estagiários daquela empresa tivessem a oportunidade de conhecer a cultura norte-americana, o dia a dia de uma escola e de uma família.   

    Agora, fiz uma sugestão de intercambio empresarial ao Sindicato das Empresas Importadoras e Exportadoras do Espirito Santo – SINDIEX, que a aceitou e viabilizará às suas empresas associadas a oportunidade de interagirem com a Univerisidade de Charleston, na Virginia Ocidental, Estados Unidos. Neste primeiro momento empresas anfitriãs receberão alunos de MBA em administração e Liderança daquela universidade e, em reciprocidade, terão a oportunidade de serem por ela recebidas e conhecerem a realidade gerencial de empresas norte-americanas naquele estado que, inclusive, tem negócios internacionais com o Espirito Santo. É um aprendizado recíproco e contínuo, uma interação de pessoas e culturas gerenciais que, em momentos de crise, como o atual, tende a abrir janelas de oportunidades em direção a um cenário mais promissor.

     Ao comemorar 23 anos de existência, parabéns, SINDIEX, pela sua atitude visionária.  

No comments: