Thursday, July 11, 2013

Ação Municipal


O planejamento é uma ferramenta que é utilizada em uma tentativa de antever o futuro, ou, em uma hipótese melhor ainda, desenhar o futuro desejado e agir em direção à ele. Do passado se faz uma revisão; do futuro, uma construção. É algo que consome tempo e nem sempre traz resultados imediatos. Além disso, há eventos não previstos que o afrontam. Portanto, apesar de imprescindível, é insuficiente muitas vezes, como agora.

O momento é de tomar decisões rápidas e lúcidas dada a situação de imprevisibilidade econômica e social em que vive o país. É em momentos assim que o pragmatismo de curto prazo se alia ao planejamento de longo ou médio prazo. E essa é a postura que os municípios devem assumir. Agir com base em variáveis já definidas e sólidas. Gerar produtos concretos de custo acessível que atraiam bons investimentos. Por exemplo, manter boa conservação e transito de vias, boas escolas e postos de saúde básica, limpeza da cidade, iluminação pública, áreas de lazer, observância e cumprimento das leis existentes, dentre outros.

Tornar a cidade um espaço bom de viver, visitar e investir. Muitas, planejam coisas mirabolantes que se tornam ilusões. Mas se acomodar no ceticismo e no pessimismo não resolve. O que é necessário é construir sonhos que se tornem realidade. Investidores apreciam isso. Moradores e turistas também. Toda grande construção começa por seus pilares. Assim deve proceder a Grande Vitória.

 

1 comment:

Anonymous said...

Professor, minha pergunta não tem nada relacionado a sua informação, mas aqui vai: Você concorda com a Nova Ordem Mundial? Digo, somente um sistema político, econômico, financeiro, religioso e militar?