Saturday, October 20, 2012

Dialética Erística e debates vencedores.



A "Dialética Erística" de Schopenhauer apresenta elementos decisivos para vencer um debate a qualquer custo:

1) "Ampliação indevida"


”Levar a afirmação do adversário para além de seus limites naturais, interpretá-la do modo mais geral possível, tomá-la no sentido mais amplo possível e exagerá-la. Restringir, em contrapartida, a própria afirmação ao sentido mais estrito e ao limite mais estreito possíveis. Pois quanto mais geral uma afirmação se torna, tanto mais ataques se podem dirigir a ela.” Neucimar acuou Rodney com a questão dos oficiais da PM que não gostariam dele. 

2)"Homonímia sutil"

“Usar a homonímia para tornar a afirmação apresentada extensiva também àquilo que, fora a identidade de nome, pouco ou nada tem em comum com a coisa de que se trata; depois refutar com ênfase esta afirmação e dar a impressão de ter refutado a primeira" A questão da guarda armada e a possíblidade de autoritarismo exacerbado.

 

3)"Mudança de modo"

“A afirmação que foi apresentada em modo relativo ... é tomada como se tivesse sido apresentada em modo absoluto, universalmente ..., ou pelo menos é compreendida em um sentido totalmente diferente, e assim refutada com base neste segundo contexto.” Quando esse estratagema é usado cometemos uma ‘’ignoratio elenchi’’ (ignorância do contra-argumento).” O ataque aos números apresentados por Neucimar.
4)"Pré-silogismos"

“Se queremos chegar a uma certa conclusão, devemos evitar que esta seja prevista, e atuar de modo que o adversário, sem percebê-lo, admita as premissas uma de cada vez e dispersas sem ordem na conversação”. Muitas vezes esta técnica é comumente usada em processos “de manipulação da opinião pública”.

5)"Uso intencional de premissas falsas"

Pode-se, para comprovar as próprias “proposições, fazer antes uso de proposições falsas. Neucimar usa muito isso com a idéia de que Vila Velha é atrasada e isolada.

 

6)"Petição de princípio oculta"

“Ocultamos uma ‘’petitio principii’’, ao postular o que desejamos provar: 1) usando um nome distinto ... ou ainda usando conceitos intercambiáveis ...; 2) fazendo com que se aceite de um modo geral aquilo que é controvertido num caso particular ...; 3) se, em contrapartida, duas coisas são consequência uma da outra, demonstraremos uma postulando a outra; 4) se precisamos demonstrar uma verdade geral e fazemos que se admitam todas as particulares (o contrário do número 2).” Quando Neucimar tenta convencer sobre a mudança do PDM.

7)"Perguntas em desordem"

“Quando a disputa é conduzida de modo rigoroso e formal e queremos fazer com que nos entendam com perfeita clareza, então aquele que apresentou a afirmação e deve prová-la procede contra o adversário fazendo perguntas para concluir a verdade a partir das próprias concessões do adversário.” E: “Fazer de uma só vez muitas perguntas pormenorizadas, e assim ocultar o que, na realidade, queremos que seja admitido”.

8)"Encolerizar o adversário"

“Provoca-se a cólera do adversário, para que, em sua fúria, ele não seja capaz de raciocinar corretamente e perceber sua própria vantagem.” Neucimar chegou a incomodar tanto o Rodney que este demonstrava em sua face a vontade de esganá-lo. 

 

9)"Perguntas em ordem alterada"

“Fazer as perguntas numa ordem distinta da exigida pela conclusão que dela pretendemos, com mudanças de todo gênero; assim, o adversário não conseguirá saber aonde queremos chegar e não poderá prevenir-se.” Neucimar tem facilidade de usar esse estratagema.

10)"Pista falsa"

“Se percebemos que o adversário, intencionalmente, responde pela negativa às perguntas cuja resposta afirmativa poderia confirmar nossas proposições, então devemos perguntar o contrário da proposição que queremos usar, como se quiséssemos que fosse aprovada, ou então, pelo menos, por as duas à escolha, de modo que não se perceba qual delas queremos afirmar.”

11)"Salto indutivo"

Se o adversário já aceitar casos particulares, não “perguntar-lhe se admite também a verdade geral” derivada dos casos particulares; introduzi-la “como se estivesse estabelecida e aceita”.

12)"Manipulação semântica"

Associar a um termo um conjunto de significados diferentes do original. Com isso, o termo já conterá, em si, a conclusão a que se quer chegar. Rodney usou siglas...

13)"Alternativa forçada"

Apresentar ao adversário uma alternativa menos provável que sua própria.

14)"Falsa proclamação de vitória"

basear-se em pesquisas publicadas. Rodney usou isso no debate. Disse que a administração de Neucimar foi reprovada pelas pesquisas.

15)"Anulação do paradoxo"

Para triunfar, faz-se uma redução ad absurdum. Rodney usou o caso de telefércio para mostrar que serviria para a fuga do bafômetro na rodovia

16)"Várias modalidades do argumentum ad hominem"

Usar argumentos anteriormente defendidos pelo adversário para tentar refutar a tese presente. 

17)"Distinção de emergência"

Salvar-se “mediante alguma distinção sutil, na qual não havíamos pensado anteriormente, caso a questão admita algum tipo de dupla interpretação ou dois casos diferentes.”

18)"Uso intencional da mutatio controversiae"

Estratagema que consiste em “interromper o debate a tempo” quando se está ameaçado de ser abatido, sair do debate “ou desviá-lo e levá-lo para outra questão”.

19)"Fuga do específico para o universal"

“se temos de dizer por que uma determinada hipótese física não é crível, falaremos da incerteza geral do saber humano, ilustrando-a com toda sorte de exemplos.” .

20)"Uso da premissa falsa previamente aceita pelo adversário"

Entendida como “um uso da "fallacia non causae ut causae’’.

21)"Preferir o argumento sofístico"

A escolha de um argumento do tipo ad hominem pode ser mais eficaz do que tentar persuadir o adversário mediante longas explicações “sobre a verdadeira natureza das coisas”.

22)"Falsa alegação de petitio principii"

Alegar que o adversário está fazendo uma petitio principii quando ele quer que admitamos algo que leve à formulação do problema.

23)"Impelir o adversário ao exagero"

No calor do debate, levar o adversário a exagerar suas posições. Como o exagero costuma levar a contradições, podemos refutar essas contradições como se estivéssemos refutando o argumento original. Rodney usou isso várias vezes contra Neucimar.

24)"Falsa reductio ad absurdum"

Tirar falsas conclusões absurdas dos argumentos do adversário. Com isso, refutam-se essas conclusões, fazendo tudo parecer uma reductio ad absurdum.

25)"Falsa instância"

Usar um argumento que apenas parece contrário àquele que o adversário enunciou.

26)"Retorsio argumenti"

Usar o argumento do adversário contra ele próprio, quando isso for possível.

27)"Usar a raiva"

Quando o adversário fica irritado com algum argumento do adversário , há que insistir nesse ponto, porque talvez ali exista uma inconsistência.

28)"Argumento ad auditores"

Apresentar uma objeção falsa, mas cuja falsidade somente poderia ser percebida por um auditório capacitado no assunto em questão. A questão dos recursos deolvidos ao governo federal, usada por Rodney.

29)"Desvio"

Mudar de assunto fingindo que ainda se está rebatendo a questão do adversário. Ou mesmo, de modo insolente, atacar o adversário pessoalmente.

30)"Argumentum ad verecundiam"

Citar autoridades no assunto para refutar uma tese. Este estratagema funciona tanto melhor quanto menores forem os conhecimentos do adversário a respeito do que disse a autoridade invocada e quanto maior for a veneração dele diante de tal autoridade. Largamante usada pelos politicos.
31)"Incompetência irônica"

Fingir que não entendeu o que o adversário disse e declarar isso ironicamente. Nas circunstâncias certas, isso faz o adversário parecer um idiota que não sabe organizar o raciocínio ou que está simplesmente declarando algo patentemente falso.

32)"Rótulo odioso"

Estratagema que visa reduzir uma afirmação do adversário “a uma categoria geralmente detestada”. Exemplo: privatizações, demissões de funcionários comissionados.


33)"Negação da teoria na prática"

Aceitar os fundamentos de um argumento, mas negar que eles possam ser colocados em prática. O caso do teleférico inviabilizado pelo comentário de Rodney.

 

34)"Resposta ao meneio de esquiva"

Estratagema que prevê não dar informação direta, mas esquivar-se com contraperguntas ou respostas indiretas. Quando Neucimar evitou comentar apoios. 

35)"Persuasão pela vontade"

Estratagema que funciona quando estão em jogo os interesses do adversário. Esse estratagema torna, nas poucas circunstâncias que funciona, todos os outros estratagemas supérfluos.

36)"Discurso incompreensível"

“Desconcertar, aturdir o adversário com um caudal de palavras sem sentido. Intriga o adversário e o desconcentra. Neucimar desfila milhares de números

37)"Tomar a prova pela tese"

Quando o adversário usa uma prova ruim para defender uma ideia válida, podemos nos aproveitar disso e provar que a ideia é inválida, a julgar pela refutação da tese apresentada.     

38)"Último estratagema: Ofensas pessoais"

Atacar o adversário pessoalmente, com grosseria e agressividade, quando o debate se mostra de todo perdido. Quando se sente vencido.

No comments: