Wednesday, October 31, 2012

Invasão de Marcianos


     Eu vinha andando pela calçada, assim distraído, em direção ao meu apartamento, na Praia da Costa. Próximo ao portão de entrada ouvi alguém chamar: “Professor!” Eu procurei em volta e não vi ninguém, mas uma voz vinda de uma escada, disse. “Sou eu professor, vejo você sempre em A Tribuna, no Bom Dia ES, da TV Gazeta, e no programa da Taís Venâncio da TV Vitória também” “Leio e escuto tudo direitinho” acrescentou ele. Era um senhor de idade próxima de uns 50 anos e muito sorridente, cuidando de um jardim suspenso.

     Um jardineiro de cor negra, uniforme limpo e passado, muito humilde e feliz por me ver pessoalmente. Eu fiquei atônito, desprevenido, emocionado por uma manifestação tão espontânea como aquela. As pessoas humildes não sentem inveja das outras pessoas; sentem orgulho por elas, eu percebi isso no brilho de seus olhos.

     E, sorriso branco entre os lábios, perguntou: “professor o senhor acha que eu devo assinar um contrato com um escritório de advocacia que promete reduzir em 50% a mensalidade de um carro que comprei. Ato contínuo apontou um Gol verde claro, talvez do meado da década passada, um 2005, quem sabe. Lavadinho e bem estacionado. Eu o orientei e perguntei se estava com prestações atrasadas. Ele disse: Ao contrário professor pago sempre algumas parcelas adiantadas e de trás pra frente. Ou seja, paga parcelas futuras obtendo bons descontos.

     Perguntei se tinha filhos e estudavam. Disse, então, que seu filho conseguira a única vaga disponível para bolsa de estudos do curso superior de Gestão Portuária, para uma Universidade particular, concorrendo com vários pretendentes. Seus olhos brilhavam de orgulho do filho. Seu nome é Marciano. Um brasileiro que tem renda tímida ganha dinheiro honestamente e consegue ter suas contas em dia. E educar um filho dignamente. Um brasileiro que sorri e elogia as pessoas que por alguma razão admira.

     Esse é o Brasil que queremos. Um Brasil com milhares de Marcianos.  

        

No comments: