Sunday, September 16, 2012

Eleições em Vila Velha




As eleições em Vila Velha já permitem perceber algumas características e conjugações.

Neucimar busca a imagem de desenvolvimentista, de gestor público eficiente e moderno. Sua maior argumentação, nesse sentido, é a mudança que propôs no Plano Diretor Municipal invalidada pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Justiça do Estado. Tem muitos números decorados para comentar em aglomerações e em sua publicidade de forma geral. Busca o antagonismo entre cidade dormitório e cidade moderna. Alia desenvolvimento com liberdade empresarial.

Rodney busca a imagem de paladino da justiça, da segurança pública. Usa como assertiva a frase que “em nenhum lugar do mundo a solução para a questão da segurança prescindiu da responsabilidade municipal”. Também tenta projetar a imagem de choque de gestão na administração da cidade, sugerindo que a atual é ineficiente. Como sua experiência como gestor de segurança pública não foi das melhores, provocando até desentendimentos com a Policia Militar, usa a imagem de Paulo Hartung. Alia, então, segurança publica com gestão empresarial.

Max Filho busca a imagem de igualdade social, de descentralização do poder decisório e de maior participação da sociedade em reforço a democracia representativa. Seus argumentos vitais são a Educação e a Saúde.  Também, busca a imagem de experiência exitosa em indicadores de educação – IDEB –, de violência e economia. Os números mostram que em seu período de governo o IDEB municipal foi superior a média nacional e o o indicador de violência municipal era menor que o estadual. Também, em seu período, o crescimento do setor serviços foi muito expressivo. Alia, assim, a participação popular e as necessidades básicas da população com desenvolvimento sustentável.

Babá e sua luta pela qualificação da cidade permitem entender que busca a imagem de independente e técnico, partidário dos movimentos populares e defensores dos ideais petistas. É o mais ideológico dos candidatos. Alia, portanto, ideologia política com participação popular.

O que fica claro é que o eleitor canela-verde tem opções bem nítidas. Se escolher errado, não haverá do que reclamar a não ser de si próprio.    



              

No comments: