Tuesday, September 25, 2012

debate de hj, CBN Rede Gazeta, Colatina.

Fui convidado, por um político local, para o debate promovido pela Rede Gazeta entre os candidatos a prefeito de Colatina, Da Vitória e Leonardo. Aquele que tem o sobrenome difícil mesmo. Pois é. Mas tudo parecia mais fácil de responder para ele do que para seu adversário. Falava de forma natural, como se conhecesse bem cada palavra que traduzia seu pensamento. Eu não conhecia nem um nem outro, assim por dizer. Claro que conheço dos jornais, pois são homens públicos. Bem, o que importa é que fui lá nessa manhã de terça feira. Foi bom.


O Leonardo tem um jeito simples de falar. Meio matuto, às vezes, mas eficiente. Convence, na maioria das vezes. Ele passa a percepção que domina o tema. Uma jornalista lhe fez uma pergunta se acreditava no mensalão ou não. Ele saiu pela tangente, afirmando que não tinha suficiente conhecimento dos autos para emitir essa resposta de sim ou não. No mais, foi bem em todas as respostas. Tanto aos jornalistas quanto ao adversário.

O Da Vitória me pareceu mais tenso, mais preocupado. Ora estava em postura de defesa outra em formação de ataque. Passou a percepção de insegurança, no início. Ao menos para mim. Uma jornalista lhe fez uma pergunta sobre seu citado envolvimento no caso do IASES. Ele titubeou um pouco, mas foi firme em dizer que não foge de perguntas e mostrou-se convicto de seu não envolvimento. Creio que foi menos convincente em suas respostas, de modo geral, tanto ao adversário, quanto aos jornalistas. 
Ambos foram muito cordiais e educados.

Não sei se esse debate acrescentou algo para a decisão de alguém, mas com certeza se eu fosse eleitor de Colatina já saberia em quem votar.



No comments: